Dia 3 – 10 coisas que você odeia em Lolita

1 - Fatshaming 
Você sabe o que é Fatty-chan? É o termo que as gringas usam pra lolitas plus size. É pejorativo e nojento, traduzido ficaria algo como “Gorducha”. Já vi algumas pessoas usando o termo pra falar de si mesmas, como por exemplo “Ah eu sou uma Fatty-chan, mas meus outs são legais!”. Acho que elas estão tentando o usar o termo de maneira positiva pra ver se as pessoas param de usá-lo para ofender umas as outras.
Mas aí vem a pergunta, o que é ser gorda em lolita? É não caber em brand? Mas que tipo de brand? Temos diversos tamanhos, full shiring, half shiring, S M L. Vestidos da AP variam de busto 88-90 a busto 95-115 dependendo do corte do vestido. Algumas cinturas chegam a 90cm, 100cm. A mesma coisa pode ser dita sobre a IW e Metamorphose. Os tamanhos são tão variados que simplesmente dizer ‘quem não cabe em brand é gorda’, soa ridículo. Ainda assim, chove de comentários como “uggg aquela gorda está estragando minha burando”. Pra começar, a burando nem é sua, é dela, ela pagou. Ninguém está estragando nada aqui, a não ser você, com seus preconceitos e comentários desnecessários sobre o corpo dos outros. 
E ainda que as brands não acomodem sempre tamanhos maiores, claramente dá pra ver pequenas mudanças na moda. AP fazendo tamanhos maiores, Metamorphose com uma sessão plus size em seu site, além de fazer versões mais longas de seus vestidos, IW oferecendo na maioria dos lançamentos o tamanho L. O surgimento de indie brands que aceitam custom size, Haenuli com seus vestidos de tamanhos bem maiores que a maioria das brands (além de ocasionalmente oferecer o tamanho 1X, que creio ser o XL ou XXL aqui no Brasil). Se a própria industria está se movendo pra acomodar essa leva de clientes mais gordinhas, é hora de parar e repensar seus preconceitos. 
2 - Insultos, perseguição, ‘vendetta’. 

Tretas, intrigas, drama são coisas que poluem o meio lolita. De pessoas mandando secret pra colega, porque ‘seu nariz de cavalo não combina com lolita’ até ‘você é tão feia que deveria morrer, desista de lolita, seu lixo’, e isso é só o começo, coisas muito piores foram ditas anonimamente sem motivo aparente além do ‘eu não gosto de você’. Você não precisa gostar de ninguém, apenas respeitá-las. Perder seu tempo mandando alguém se matar, ou procurando cada defeito (que muitas vezes nem existe) no outfit de alguma garota, só pra ter aquele ar de ‘viu eu to certa, ela é ridícula, merece isso’. Isso tem de parar! Quantas meninas não são perseguidas, simplesmente porque alguém não gosta delas. Elas aparecem por semanas no BtB, surgem boatos e todo tipo de história, só pra acabar com a reputação da garota. 
3 - Competição 
(esse tópico não é algo que eu odeio, só que me irrita as vezes. E é mais sobre a cena na internet)
Quando lolita se tornou uma competição? Achei que era pra nos divertimos e aproveitarmos nosso hobby. Agora parece uma corrida pra quem vai ter mais likes, mais brand, ou quem vai se tornar a próxima embaixadora kawaii. Parece um Lolita’s next top kawaii. Você não é um modelo ou uma celebridade, é apenas uma Lolita com alguns likes e inscritos no youtube.
Se você gosta de participar de concursos, ótimo!, eles são super divertidos, mas não faça drama só porque você ou sua amiga perdeu. 
4 - Gente que não é Lolita dizendo o que é ou não é Lolita
Eu mesma sou uma novata, mas eu não entendo certas pessoas. O que custa pesquisar, pedir ajuda? Não caí a mão! E se você está errada, admita seu erro e peça desculpas, não fique insistindo no que você acha que é certo quando todo mundo sabe que não é.
Se você quer expor uma opinião controversa é bom ter ótimos argumentos, lolita é algo que leva suas habilidades e experiencia em conta, é assim que você cria credibilidade. É injusto? Talvez, mas a moda é algo totalmente visual, não adianta nada você chegar e dizer “lolitas tem de por uma abacaxi na cabeça! Se não tiver abacaxi não é lolita!!” Se você mesma não tiver feito isso e ficado perfeita.


5 - Novatas perguntando: Mas eu preciso x coisa pra ser lolita? 
Em 99% das vezes a resposta é: sim. Não se faça de boba, você sabe que precisa! E não me venha com all star e saia xadrez perguntar se o out tá lolita! 
6 - “Atitude Lolita”
Mais que só roupas lolita é uma subcultura, mas não tem manual de comportamento não gente! Você continua sendo você mesma, não precisa ser fofinha só porque tá de Sweet, ou uma lady porque tá de Classical, mas eu super aconselho você a fazer rituais satânicos em Gothic, agrega demais.
Então não venha com essa de “Lolitas tem de ser gentis, fofinhas, kawaiiiiiiiiiii!”
NADA DISSO! Seja você mesma, e se VOCÊ quiser, você pode mudar sua forma de agir enquanto usa lolita, mas porque você quis e se sente confortável assim.
Lolita não é cosplay nem teatro pra ficar interpretando um papel porque alguém disse que você precisa ser delicada e fofa se você quer ser lolita.
Então abre essa garrafa de pinga, senta de perna aberta, e fale palavrão se você quiser. 
7 - Preço 
Lolita é tão lindo, mas gente, tão caro as vezes. As burando, os handmade e bodyline superfaturados da sales. Ainda tem as taxas.
Adivinha quanto taxaram um pacote meu declarado 20$? 87 reais!
Não tá fácil ser lolita.

8 - O outro tipo de Lolita
É tumblr, isso aí. Que inferno é pesquisar lolita no tumblr, aparece de tudo menos a moda e aparece tanta coisa pornográfica! E no instagram? As meninas ficam spameando a tag #lolitafashion #ap etc com tudo, menos Lolita.

9 -  Meia ¾
Me diz o truque pra elas ficarem legais. Eu detesto, meus joelhos ficam aparecendo e eles são horrorosos. Otks e 7/8 são demais, adoro. 
10 - Madonna Crown 

Eu curto os véus, as coroas de flores, mas essa trend, nah, é tão sem graça pra mim. Precisaria ter contexto, fazer um outfit bem exagerado e a coroa tem de ser super bem feita. A maioria só poe umas flores e uns espetos e muitas vezes parece combinar com nada do outfit, dai acho tão sem graça sabe. Não odeio, só não curto muito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oii! ☆ Seus comentários são muito importantes pra mim, então comente meeeesmo! Leio tudo e respondo assim que der ☆

☆ XoXo Stay cute! ☆

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...