Fazendo um vestido da Otome no Sewing!


No ano passado eu e a Annah compramos vários tecidos pra costurar nas férias, infelizmente tivemos um monte de imprevistos e o único tempo livre pra costurar acabou sendo a quinta e sexta-feira passada! 

Pois bem, como a Annah tinha ganhado uma Otome no Sewing, uma revista japonesa de costura voltada pra moda lolita, decidimos finalmente usar os moldes que vinham nela! Essa revista é muito legal e os moldes que vem nela são super básicos, mas dá pra fazer muuuitas coisas legais com eles!

O modelo escolhido foi o da capa, um OP em gingham com cara de oldschool. 

Não é uma graça?
Então o primeiro passo foi copiar os moldes que vem na revista e cortá-los primeiro no tecido pro forro.
Enquanto estávamos copiando o molde, percebemos como ele parecia pequeno! Então aumentamos alguns centímetros aqui e acolá, principalmente na peça central da frente. Fizemos isso, pois na revista o tamanho L era indicado para apenas 88cm de busto e eu tenho 95cm.

Bodice + mangas! 
Depois e cortado o forro, feito uma pequena prova, passamos a cortar o tecido de verdade! Mais uma das mudanças que fizemos foi não usar zíper, como no modelo da revista e sim fazer um pequeno painel de shirring. O suficiente pra entrar sem dificuldades e tudo ficar ajustado. Eu tenho muito medo ainda de fazer peças sem elástico, pois minhas medidas flutuam muito e eu morro de medo de ficar com uma peça muito pequena ou muito grande!


Como era o modelo da capa, o vestido vem com um tutorial colorido bem detalhado! São 4 ou 6 páginas mostrando como fazer desde o laço até o bodice, colocar o zíper e fazer as decorações.

E você não precisa entender japonês! Apenas saber o básico de costura! A ordem das imagens era da direita pra esquerda (como nos mangás!). Todas as peças vinham com um tutorial ensinando a fazer, as páginas ficam no final da revista e são em preto e branco. 

Se você realmente precisar ler alguma das instruções em japonês, eu recomendo o app Google Translate, pois ele traduz por foto! É muito mágico, você tira uma foto da frase, seleciona e o app traduz pra você. 


Fiz a barra e já aproveitei pra colocar a renda!
Depois de cortar toda a parte de cima, passamos pra saia. Ela foi bem simples, 2 retangulos de tecido nas medidas: 55cm x 150cm cada. Eu gosto de saias suuper poof por isso fiz com a largura total de 3metros, mas você pode usar um cálculo simples pra saber quanto de tecido usar: Sua cintura vezes 3.
Ou seja, se a sua cintura for 75cm como a minha, você usa 2,25m de largura Mas eu particularmente acho isso muito pouco, eu sempre faço minhas coisas com no mínimo 250cm, pra ficar bem armado! Eu acho que 250~280 seja o ideal pra quem tem entre 70~80cm de cintura! 3 metros fica MUITO armado e eu até me arrependi de ter usado tanto tecido no final.

Lembrando que eu comprei um tecido de 2,50m de comprimento e 1,70m de altura.


Depois juntamos todas as partes e costuramos o forro no tecido. Também fizemos os túneis para elástico nas costas, nas mangas e na parte da frente.
Eu usei forro azul porque era o que estava mais perto no momento! Mas você pode fazer em uma cor que combine mais com o seu vestido. 
Essa também é a hora de conferir o tamanho de tudo!
Como você pode ter percebido o bodice ficou bem pequeno, com cintura imperial. Isso aconteceu porque eu não alterei comprimento do molde. Não ficou ruim, mas se você não gosta de cintura alta tem de prestar atenção nesse detalhe antes de cortar as peças.


Hora de por elástico em tudo e franzir a saia! Agora até parece um vestido mesmo né? Essa também é a hora de começar a pensar nas decorações que você quer. 

Eu por exemplo, fiz uma saia cupcake simples. No modelo da revista era uma saia do tipo tiered (camadas) com renda. Eu não gostei muito do modelo e preferi fazer mais simples. Você precisa escolher o tipo de saia antes de cortar o tecido, porque depois fica bem dificil de arrumar!


Nessa parte começamos onde ficaria cada decoração, que tipo de renda iríamos usar para decorar, etc.
Está vendo essa cereja? Quando compramos esse tecido a Annah me deu ela de presente! É um bordado auto-colante. Você encontra ele em lojas de artesanato, mas na Ladeira Porto Geral existe uma loja que só vende esse tipo de bordado (fica na esquina da ladeira com a 25), você encontra cruzes, flores, letras, frutas, corações e muitos outras coisas bonitinhas! Eu acho que dá um charme enorme na peça e fica muito fofo.

Bem, essa parte foi bem importante, pois como tudo esta com elástico eu pude provar a peça e ver se precisava de ajustas. E precisava! Ficou bem larga e eu tive de apertar mais o elástico. Parece que no fim, os moldes da Otome no Sewing não são tão pequenos assim. 

Acho que ele ficou a minha cara!
Agora é só costurar a saia no bodice e fazer os acabamentos que faltam! Uhull!

Esse vestido inteiro foi feito em cerca de 12 horas! Ele foi feito por 2 pessoas e com muita conversa no meio.
Para acompanhar, você pode fazer um bow combinando! 

No próximo post vou ensinar como fazer esse bow com arame!


Mas... e como ele fica no corpo? 

Pra ver maior, clique na imagem
Foto sem maquiagem e sem preparação, só pra mostrar uns outfits rapidos! 


6 comentários:

  1. Adorei o segundo outfit, Miojão! ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito fofo mesmo! Adorei também os outfits que vc montou com ele! *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada! O que mais gostei foi o 3º!
      Amo classic!

      Excluir
  4. Me diverti muito na maratona de costura <3
    E seu blog tá um amor, tão bonitinho e organizado!! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai obrigada! <3
      Eu amei nossa maratona! Vamos fazer de novo outro dia :3

      Excluir

Oii! ☆ Seus comentários são muito importantes pra mim, então comente meeeesmo! Leio tudo e respondo assim que der ☆

☆ XoXo Stay cute! ☆

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...